Stop loss e os números de força
A estratégia de Stop com Números de Força
Uma dúvida comum no mercado financeiro é sobre a colocação de stops em cima de números de força. O Didi explica que esses números são preços recorrentes, pois seguraram o mercado em determinadas regiões, oferecendo resistência ao rompimento.
Números de Força: resistência temporária
Embora o Didi sempre disse que "os números de força nasçeram para serem rompidos", eles sempre oferecem certa resistência antes disso. Quando um número importante é rompido, costuma desencadear um movimento significativo no mercado. Por isso, Didi considera esses pontos relevantes para definir stops.
A importância de ajustar o Stop
Didi não posiciona o stop exatamente em cima do número de força. Por exemplo, se o mercado está em 10 e ele deseja colocar um stop em 9,20, não define exatamente nesse valor. Isso porque o mercado pode testar esse número, ativar o stop e depois voltar a subir, o que seria prejudicial para a operação.
Em vez disso, Didi recomenda ajustar o stop um pouco acima ou abaixo do número de força, dependendo da operação:
- Compra: Posicionar o stop levemente abaixo do número de força, como em 9,17, ao invés de 9,20.
- Venda: Posicionar o stop levemente acima do número de força.
Essa distância, chamada de "pentelionésio" por Didi, pode evitar ser retirado da operação desnecessariamente.
Conclusão
A estratégia de ajustar o stop em relação aos números de força é fundamental para evitar testes do mercado que possam ativar o stop antes de um movimento favorável. Ajustar alguns centavos acima ou abaixo pode fazer toda a diferença.
Gostou dessa dica? Continue acompanhando os ensinamentos do Didi para otimizar suas operações no mercado financeiro!